Enfermagem


PERÍODO

Noturno

AVALIAÇÃO MEC

DURAÇÃO

5 anos

MATRIZ CURRICULAR

Abrir


O enfermeiro é o profissional da área da saúde que acompanha e cuida de pacientes prestando todo tipo de assistência e garantindo a aplicação correta do tratamento médico. Muitas vezes é o enfermeiro quem realiza os primeiros cuidados em pacientes acidentados ou em crises. Ele presta os primeiros socorros, faz curativos, administra medicamentos e coleta amostras para exames. Nos primeiros períodos do curso são ofertadas disciplinas teóricas em sua maioria, como Anatomia Humana, Ambientação em Enfermagem e Fisiologia. O profissional lida diretamente com os seres humanos na promoção da saúde, por isso possui disciplinas voltadas para compreensão social, como Ciências Sociais em Saúde, também nos períodos iniciais. No decorrer da graduação disciplinas práticas surgem como oportunidade de colocar os conhecimentos da sala de aula em uso. São realizadas atividades em laboratórios e estágios, atendimentos a pessoas reais, como as disciplinas Estágio em Saúde Mental e Estágio em Saúde Coletiva, ambas ofertadas no 9º período. Nessa fase do curso o discente também conta com matérias referentes à outras áreas do conhecimento que são aplicadas no estudo da Enfermagem, como Administração em Enfermagem.

O profissional de Enfermagem auxilia médicos durante cirurgias, exames, tratamentos ou recuperações pós-cirúrgicas. Trabalhar em hospitais e clínicas médicas é o caminho mais natural para quem se forma em Enfermagem. Nestes ambientes o enfermeiro atua em unidades de pronto atendimento, realiza triagens e atua juntamente com a equipe médica seguindo suas orientações. As oportunidades na carreira de enfermeiro são muito amplas. A atuação da equipe de enfermagem é fundamental em qualquer sérvio de saúde, pois esses profissionais acompanham e prestam assistência aos pacientes em tratamento. Os campos de trabalho mais comuns ocupados pelos enfermeiros são em postos, hospitais e clínicas. Em geral, é o enfermeiro que presta o primeiro atendimento e realiza os cuidados diretos aos usuários do sérvio de saúde. Ele atua com os primeiros socorros, orienta o paciente em relação ao tratamento dado pelo médico, faz curativos, coleta exames e administra medicamentos. O enfermeiro também está presente nas equipes cirúrgicas.

Além da assistência médica, existem outras áreas onde um enfermeiro pode atuar. Conheça algumas delas e as principais atividades desenvolvidas por este profissional: 1. Assistência Domiciliar: Cuida de pacientes em suas próprias casas, pessoas que receberam alta de hospitais e ainda necessitam de cuidados especiais durante o tratamento. Também cuida de pessoas idosas ou com doenças crônicas mesmo em períodos em que não estão doentes. 2. Enfermagem de Resgate: Trabalha juntamente com equipes de salvamento, prestando os primeiros socorros a vítimas de calamidades ou acidentes. 3. Enfermagem do Trabalho: Atua dentro de organizações prestando atendimento ambulatorial para funcionários da empresa. Também elabora programas de prevenção da saúde e orienta os colaboradores sobre primeiros socorros. 4. Ensino: Atua como professor em cursos técnicos e faculdades. Realiza palestras e cursos sobre cuidados com a saúde e primeiros socorros. 5. Pesquisa Clínica: Realiza pesquisas sobre novos medicamentos, estuda sobre epidemias e atua no desenvolvimento de novas drogas. A carreira em Enfermagem é regulamentada no Brasil, e o profissional deve obter um registro no Conselho Regional de Enfermagem (Coren) para exercer a profissão.

Seja um profissional em

Enfermagem


Fazer inscrição

INFRAESTRUTURA


COORDENADORA DO CURSO


    Coordenadora


    Share by: