Direito


PERÍODO

Noturno

AVALIAÇÃO MEC

DURAÇÃO

5 anos

MATRIZ CURRICULAR

Abrir

O curso de Direito da Faculdade de Piracanjuba está comprometido com o desenvolvimento de habilidades e competências exigidas pela nova realidade das carreiras jurídicas, onde não basta o bacharel conhecer somente a lei, mas deve ele associá-la e relacioná-la com as demais formas de expressão do Direito. Trata-se de um curso que busca desenvolver um conjunto de competências que possibilite a construção de um perfil de egresso comprometido com a necessidade de interação e participação ativa nos processos de transformação econômica e social. O bacharel em Direito faz a ligação entre o cidadão e o Estado, comunicando as necessidades de um e informando as decisões do outro. No curso de Direito da FAP você irá estudar a Constituição e suas Leis em profundidade e desenvolver competências como argumentação e mediação de conflitos.

Tanto em órgãos públicos quanto na iniciativa privada, as oportunidades no mercado de trabalho são muitas e diversificadas. No setor público é uma carreira tradicional, respeitada no mercado, que pode render bons salários; no setor privado, o profissional da advocacia pode exercer sua função após aprovação no exame de ordem, como autônomo (advogado, assessor ou consultor) ou como empregado de grandes empresas e escritórios de advocacia. As transformações sociais sempre impactam o Direito, abrindo grande procura por profissionais de campos emergentes como o Direito ambiental, direitos coletivos e o Direito digital. Além das atividades típicas, o profissional do Direito é cada vez mais solicitado para atuar em outros campos, como diplomacia, mediação, negociação, conciliação e arbitragem, assessoria política, consultoria empresarial, etc. A demanda por profissionais de formação jurídica passou a ser expressiva também em organizações internacionais e não-governamentais, relacionadas ao meio-ambiente, aos direitos humanos, à educação, à proteção do consumidor, entre outros. O Bacharel em direito também encontra mercado de trabalho no ensino superior. Há muitas universidades, centros universitários, faculdades e cursinhos que buscam professores com conhecimentos na área, havendo sempre necessidade de um docente/pesquisador qualificado.

O profissional poderá atuar como Advogado autônomo, profissional liberal, e em suas subáreas, como Direito do Consumidor, Penal, Constitucional, Internacional, Eleitoral, Processual, Empresarial, Civil, entre outras. Há ainda o campo dos concursos públicos que oferecem cargos como Promotor de Justiça, Juiz Federal e de Direito, Procurador, Delegado de Polícia Civil ou Federal, dentre outros. Além da carreira acadêmica universitária, em que poderá atuar como professor e pesquisador da área.

Manuais

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC):


O TCC representa o ápice da jornada acadêmica, proporcionando aos estudantes a oportunidade de consolidar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso em um projeto de pesquisa, desenvolvimento ou aplicação prática. Nesta seção, os alunos encontrarão orientações, prazos e recursos essenciais para a elaboração e apresentação de seus TCCs. 


baixar manual


Atividades Complementares:


As atividades complementares desempenham um papel fundamental na formação integral dos alunos, enriquecendo seu currículo acadêmico com experiências extracurriculares significativas. Desde participação em eventos acadêmicos até projetos de extensão e voluntariado, essas atividades oferecem oportunidades valiosas de aprendizado prático e desenvolvimento de habilidades essenciais.


Estágios:


Os estágios constituem uma ponte crucial entre a formação acadêmica e o mercado de trabalho, permitindo aos estudantes vivenciarem o ambiente profissional em sua área de atuação. Nesta seção, os alunos poderão encontrar informações sobre oportunidades de estágio, requisitos, processos de candidatura e dicas para obter o máximo proveito dessa experiência.

Seja um profissional em

Direito


Fazer inscrição

COORDENADOR DO CURSO


  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão

Coordenador


Prof. Dr. Ovídio Inácio Ferreira Neto

Advogado inscrito nos quadros das Seccionais Goiana e Distrital da Ordem dos Advogados do Brasil. Juiz Leigo do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás - Lotado no 1 Juizado Especial da Fazenda Pública da Comarca de Goiânia. Procurador Jurídico do Centro de Ensino Superior de Piracanjuba - CESUP, do Centro de Ensino Superior de Jataí - CESUT, e da Fundação Justus. Aprovado nos Concursos Públicos: 1) Escrevente Judiciário - Tribunal de Justiça do Estado de Goiás; 2) Analista Processual - Ministério Público da União; 3) Analista Legislativo - Câmara Municipal de Valparaíso de Goiás; 4) Juiz Leigo - Tribunal de Justiça do Estado de Goiás; 5) Procurador do Município de Uruaçu/GO; 6) Procurador do Município de Itapuranga/GO; 7) Juiz Leigo - Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais; 8) Advogado do Município de Formosa/GO; 9) Advogado do Conselho Regional de Odontologia do Estado de Goiás. Advogado militante de movimentos sociais, associações profissionais, sindicatos e instituições de ensino. Coordenador e Professor do curso de Direito da Faculdade de Piracanjuba.


Share by: