Biomedicina


PERÍODO

Noturno

AVALIAÇÃO MEC

DURAÇÃO

4 anos

MATRIZ CURRICULAR

Abrir

A profissão de Biomedicina está voltada principalmente para a pesquisa sobre doenças, exames clínicos, desenvolvimento de tratamentos, novas formas de prevenção e aumento da qualidade de vida da população em geral. Como o próprio nome indica, é uma carreira situada entre a Biologia e a Medicina. Os biomédicos não fazem cirurgias nem prescrevem medicamentos. Seu foco está na pesquisa, identificação e classificação microrganismos causadores de enfermidades, no desenvolvimento e evolução de remédios e vacinas. Este profissional trabalha principalmente em institutos de pesquisas, laboratórios de análises clínicas, hospitais, bancos de sangue e na indústria de medicamentos.

O mercado de trabalho para quem se forma em Biomedicina é amplo e está em expansão. Existem 37 especializações reconhecidas pelo Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) e os profissionais podem optar por seguir a carreira na área de pesquisa, saúde, meio ambiente, alimentos e docência, entre outras. A biomedicina é uma profissão em alta e entre as áreas mais promissoras estão a reprodução humana e a pesquisa genética (células tronco, por exemplo). Um dos setores que mais empregam biomédicos é o de análises clínicas.

Análise Ambienta - Fazer análises físico-químicas e microbiológicas para saneamento do meio ambiente, inclusive de água e esgoto. Análises Bromatológicas - Estudar as propriedades dos alimentos, composição química e calórica, desde a produção, passando pela coleta e pelo transporte, de modo a garantir que não haja adulteração. Análises Clínicas - Realizar exames clínicos em laboratórios e hospitais, assinando os respectivos laudos, para identificar agentes causadores de doenças. Anatomia- Estudar a estrutura e a forma dos organismos. Biofísica - Investigar os processos fisiológicos dos seres vivos, utilizando conceitos da física. Biologia Molecular - Pesquisar a estrutura e o funcionamento das moléculas de DNA e RNA, das proteínas e dos genes responsáveis pela transmissão dos caracteres hereditários. Atuar nos processos de fertilização para reprodução animal e humana. Bioquímica - Analisar o metabolismo dos animais e vegetais, verificando a composição química deles. Biotecnologia - Manipular substâncias e microrganismos para a industrialização de alimentos ou fabricação de medicamentos e cosméticos, entre outros produtos. Citologia - Estudar a estrutura, a composição e as funções das células. Diagnóstico por Imagem - Realizar exames que possibilitem diagnóstico por imagens, como ressonância magnética e tomografa computadorizada. Docência e Pesquisa - Orientar projetos de pesquisa e ministrar aulas teóricas e práticas. Embriologia - Estudar a formação dos tecidos e órgãos animais, inclusive humanos. Farmacologia - Estudar as propriedades físicas e químicas, os efeitos bioquímicos e fisiológicos e os usos terapêuticos dos fármacos. Genética - Pesquisar as leis e os processos de transmissão de caracteres hereditários e o papel dos genes na definição das características de um ser. Histologia - Examinar tecidos e órgãos de animais e plantas. Imunologia - Investigar o sistema de defesa do organismo humano para a produção de vacinas e medicamentos. Microbiologia - Estudar microrganismos, como bactérias, vírus e fungos. Parasitologia - Analisar os organismos animais e vegetais que sobrevivem à custa de outros. Patologia - Estudar, diagnosticar e tratar doenças. Psicobiologia - Estudar as relações entre o sistema nervoso e o comportamento humano. Sanitarista - Atuar em órgãos de vigilância sanitária. Toxicologia - Analisar efeitos adversos de substâncias que possam ser tóxicas, como cosméticos, medicamentos, veneno de insetos etc.

Seja um profissional em

Biomedicina


Fazer inscrição

COORDENADORA DO CURSO


  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão

Graduada em Biomedicina pela Universidade Federal de Goiás (2013). Especialista em Docência do Ensino Superior pela FABEC-GO. Mestre em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal de Goiás (2016), atuante no Laboratório Integrado de Fisiopatologia Cardiovascular e Neurológica. Conclusão do doutorado em 2021 pelo Programa de Pós-graduação em Neurologia e Neurociência, da Universidade Federal de São Paulo. Atualmente desenvolve pesquisas nas áreas de peptídeos bioativos, epilepsia, morte súbita nas epilepsias, ciclo vigília-sono, apneia obstrutiva do sono e fisiologia cardiovascular, neurológica e respiratória. Professora, coordenadora e orientadora de TCC e Iniciação Científica do curso de Biomedicina da Faculdade de Piracanjuba. Presidente do Núcleo Docente Estruturante da Faculdade de Piracanjuba.


Share by: