Cursos de Graduação

Graduação

Pedagogia

PERÍODO

AVALIAÇÃO DO MEC

DURAÇÃO

anos

O Curso de Pedagogia da FAP, tem como objetivo geral a formação de educadores capacitados para atuar na docência e em áreas que necessitem de profissionais da educação, buscando conferir aos educadores formação profissional sólida para enfrentar os desafios colocados à educação em todos os níveis da sociedade brasileira, e capacitar o pedagogo/educador de modo a atuar de forma consciente e crítica na formação do cidadão.

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O mercado que mais absorve o profissional ainda é o do ensino formal, dentro ou fora da sala de aula. A obrigatoriedade da contratação de um pedagogo pelas creches também ampliou o mercado para o licenciado. Vem crescendo a procura pelo pedagogo em espaços não escolares, como museus, bibliotecas e brinquedotecas, onde elabora materiais pedagógicos, desenvolve cursos e atividades educacionais e trabalha com treinamento de funcionários. Nas ONGs, elabora projetos educacionais, sociais e culturais. Outra área com boas perspectivas é a pedagogia hospitalar, na elaboração de projetos didáticos e atividades para crianças e jovens internados. Grandes resorts contratam o profissional para elaborar atividades recreativas e educacionais voltadas aos hóspedes, na maior parte das vezes, crianças. Fabricantes de games focados em jogos educativos virtuais também têm procurado o profissional, que assessora a equipe com conteúdo e metodologias pedagógicas. As capitais do Sul e Sudeste concentram as melhores oportunidades, mas a demanda nas demais regiões também é boa.

O Curso de Pedagogia da FAP, contemplará a formação de educadores para atuar: a) na educação infantil e primeiros anos do ensino fundamental; b) na produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional; c) na organização e gestão de sistemas, unidades, projetos e experiências educacionais escolares e não-escolares; d) nas redes de comunicação digital, espaços estes em que a presença dos educadores é imprescindível; e) formar futuros educadores para atuarem em contextos informais, em espaços sociais que envolvam aprendizagem, posturas/práticas que valorizem o indivíduo e contribuam para sua inclusão, enquanto cidadão, à sociedade.

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