CPA

Comissão Própria de Avaliação

Composição do CPA

O QUE É A CPA

CPA é a Comissão Própria de Avaliação, instituída pelo Sinaes – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, e é responsável pela implantação e pelo desenvolvimento de processos de avaliação institucional. Na Faculdade de Piracanjuba - FAP, ela é composta por representantes de todos os segmentos da comunidade acadêmica e da sociedade civil organizada. A auto avaliação se apresenta como uma oportunidade para que a Faculdade aperfeiçoe sua atuação, planeje seu futuro, contribua para a tomada de decisões e envolva toda a comunidade interna e externa no aprimoramento da qualidade do ensino. É dentro desse contexto, e contando com a colaboração de seus alunos, professores, funcionários técnico-administrativos e egressos que a CPA desenvolve suas ações. A autoavaliação será permanente e periodicamente serão tornados públicos seus resultados. É atribuída à CPA a coordenação dos processos internos de avaliação da Faculdade e a sistematização e prestação das informações solicitadas pelo INEP/MEC.

OBJETIVOS

O Programa de Avaliação Continuada FAP tem como objetivo mais amplo oferecer instrumentos de acompanhamento, análise e avaliação de todas as funções e atividades de apoio técnico e administrativo que subsidiem o processo de desenvolvimento institucional e o estabelecimento de práticas, diretrizes e estratégias para o cumprimento da missão desta Instituição, ou seja, ser uma organização de ensino, pesquisa e extensão voltada para a realidade local e regional.

De forma mais específica, a avaliação na FAP se propõe a:
  • Sensibilizar constantemente a comunidade acadêmica para a construção de uma cultura avaliativa visando à melhoria da qualidade na Instituição e à prestação de contas aos alunos, seus responsáveis e à sociedade em que a FAP está inserido
  • Elaborar um diagnóstico permanente das atividades curriculares e extracurriculares (funções de ensino, pesquisa, extensão e suas formas de gestão), objetivando a orientação pedagógica dos cursos e a definição de uma concepção de excelência acadêmica a ser alcançada
  • Propor mudanças no projeto pedagógico, ouvindo os alunos, professores e funcionários técnico-administrativos, incentivando-os a participar ativamente do processo avaliativ
  • Estruturar um Banco de Dados Acadêmico-Institucional para socializar o fluxo de informações relevantes da FAP
Membros
  • Daniele Lopes Oliveira - Coordenadora da CPA
  • Ullyano Souza Miranda-NEAD
  • Camila Lemes de Souza-NEOTE
  • Vinicius Oliveira Seabra Guimarães-NPCPERC
  • Deborah Dammares da Silva Oliveira -NAE
  • Rangel José do Carmo-Comunidade
  • Laura Enmanuelle Costa Salomão -Discentes
  • Poliana Peres Ghazale -Coordenadores
  • Ovidio Inácio Ferreira Neto-Docentes
  • Mikahil Santiago Alves Meira-Tutores
  • Pedro Henrique Lacerda -Téc.-Adm.
  • Marcelo Mazza-Direção
  • Jaqueline Mendonça da Silva Brito -Mantenedora
O contato com os membros e a coordenação da CPAO pode ser feito pessoalmente na sala reservada para atendimento e reuniões da Comissão, ou e-mail: cpa@faculdadefap.com.
A CPA também atende através do telefone de contato (64) 3405-2113.

Anexos

Dimensões

A auto avaliação institucional é baseada nas 10 dimensões propostas pelo Sinaes

1
Missão, Plano de Desenvolvimento Institucional
2
Políticas para o Ensino, a Pesquisa, a Pós-graduação, a Extensão
3
Responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social e ao desenvolvimento econômico e social
4
Comunicação com a sociedade
5
Políticas de pessoal, de carreiras do corpo docente e corpo técnico-administrativo e as condições de trabalho
6
Organização e gestão da instituição
7
Estrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação
8
Planejamento e avaliação, especialmente em relação aos processos, resultados e eficácia da autoavaliação institucional
9
Políticas de atendimento aos estudantes
10
Sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior.