Inscries para o Prouni 2021 com bolsas de at 100% j esto abertas: saiba como participar

J esto abertas as inscries para as vagas do Prouni, programa do governo federal que oferece bolsas de 50% e de 100% em universidades privadas. Alunos que desejem ingressar em alguns dos cursos ofertados pela Faculdade FAP tem at s 23h59 da sexta-feira, 15 de janeiro para se inscrever no programa. Este ano o Prouni ofertar mais de 162 mil bolsas, segundo o Ministrio da Educao. O resultado da primeira chamada do Prouni ser divulgado ainda neste ms, no dia 19 de janeiro.

Neste ano, por causa da pandemia, apenas candidatos que fizeram o Enem de 2019 podem se inscrever para concorrer s vagas.

Isso porque o Enem teve que ser adiado para janeiro e as notas s saem em maro. O calendrio do Prouni no foi alterado para a seleo estar sincronizada com o incio do ano letivo nas universidades privadas.

Para se inscrever necessrio inserir os dados do cadastro (login e senha) realizado no portal de servios do governo federal (acesso.gov.br). Se ainda no fez esse cadastro, ou fez, mas no lembra a senha, j possvel providenciar o cadastro ou a recuperao da senha.

Critrios

Para concorrer s bolsas integrais (100%), o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de at 1,5 salrio mnimo. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de at 3 salrios mnimos por pessoa.

O candidato tambm precisa ter alcanado, no mnimo, 450 pontos de mdia das notas do Enem de 2019 e no pode ter tirado zero na redao.

Haver ainda uma seleo do Prouni para o 2 semestre de 2021, como normalmente acontece, que contemplar os estudantes do Enem de 2020.

Para participar do Prouni preciso, ainda, atender a pelo menos uma das seguintes condies:

• ter cursado o ensino mdio completo em escola da rede pblica;
  • ser pessoa com deficincia;
  • ser professor da rede pblica de ensino, no efetivo exerccio do magistrio da educao bsica e integrar o quadro de pessoal permanente de instituio pblica.

Para quem comprova ser professor da rede pblica no aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos.

Quem estudou em escola da rede privada com bolsa integral da respectiva instituio tambm tem direito. "Essa condio vlida tanto para quem cursou todo o ensino mdio em escola privada, como para quem teve apenas uma parte dos estudos realizados em escola privada, sendo a outra parte em escola pblica", afirma o Inep.

Consulta da oferta de bolsas

O Ministrio da Educao publicou, na semana passada, as informaes sobre as vagas disponveis para que os interessados em disputar uma bolsa pudessem consultar, com antecedncia, as opes ofertadas para todo o pas.

A consulta das opes de oferta continua disponvel na pgina do Prouni (clique aqui). A busca pode ser realizada por curso, instituio e municpio. Os quantitativos apresentados indicam o tipo de bolsa (integral e parcial), a modalidade do curso (presencial e a distncia), alm de turno e localidade do campus ou polo da instituio.

Confira o calendrio do Enem, Prouni e Fies

12 a 15 de janeiro - Inscrio do Prouni