Acadmicos da FAP j podem solicitar a carteirinha estudantil gratuita do Governo Federal

O Ministrio da Educao (MEC) anunciou na segunda-feira, 25, o ID Estudantil, um aplicativo para emitir a carteirinha estudantil digital criada pelo governo. Os acadmicos matriculados regularmente na Faculdade de Piracanjuba - FAP, tambm tem direito ao beneficio que ser gratuito. O documento voltado para alunos do Ensino Fundamental at os ps-graduandos e d direito a meia-entrada em show, teatro e outros eventos culturais. A plataforma j est disponvel nas lojas Google Play e App Store.

De acordo com o MEC a emisso de carteirinhas pelo governo "no tira a prerrogativa de outras entidades". O documento poder ser emitido ainda por: entidades estudantis, diretrios centrais dos estudantes, centros e diretrios acadmicos, entre outros.

A carteirinha digital aparece no centro desta pgina inicial. Para os estudantes que j emitiram o documento, possvel conferir a carteirinha feita com os dados, o cdigo de uso e QR code. Para quem no cadastrado, h a opo "faa sua carteirinha".

Confira o passo a passo para emitir a carteirinha:

1 -  Faa cadastro ou login no aplicativo: preciso informar o seu nome completo, um endereo de e-mail vlido e criar uma senha.

2 -  Na pgina inicial, clique na opo "Faa sua carteirinha".

3 -  No "passo 1", informe o seu nome completo, celular, nmero do RG e dados do documento (rgo emissor e data de emisso), CPF e sexo. H a opo para o estudante utilizar o nome social.

4 -  No "passo 2", informe o seu endereo completo.

5 -  No "passo 3", informe os seus dados escolares. Nesta etapa, o estudante ir escolher entre Ensino Fundamental, Ensino Mdio, Ensino Superior e Ps-Graduao. preciso informar tambm o nome da instituio de ensino, o curso e o nmero de matrcula ou registro acadmico.

6 -  No "passo 4", preciso enviar uma foto do documento (RG ou CNH), uma foto 3/4 -  o aplicativo diz que pode ser uma "selfie" - e uma foto do comprovante de matrcula.

7 - Leia e aceite o termo de uso e poltica de privacidade do aplicativo.

8 - Depois da realizao dos passos descritos acima, a carteirinha digital entra no status "em anlise".