Importncia dos equipamentos de proteo  tema de aula para alunos de Engenharia Civil

O Brasil registra milhares de acidentes com mortes em canteiros de obras todos os anos, muitas destas tragdias poderiam ser evitadas se os equipamentos de segurana fossem utilizados de forma correta pelos trabalhadores.

Buscando aprimorar o conhecimento dos alunos a respeito dos itens de segurana bsicos e os cuidados que devem ser tomados para evitar acidentes, os acadmicos do 4 perodo do curso de Engenharia Civil da FAP,  conheceram os principais Equipamentos de Proteo Individual (EPI) e Equipamentos de Proteo Coletiva (EPC), durante a aula de Engenharia de Segurana do Trabalho ministrada pela professora Anacarla de Andrade.

"Os alunos levaram equipamentos e explicaram sobre origem, utilizao, meios de conservao dos mesmos, os direitos e deveres dos empregados e empregadores, dentre outros. Uma forma de aproxim-los da realidade da profisso e as regras bsicas de segurana que devem ser adotadas dentro dos canteiros de obras, tudo conforme as Normas Regulamentadoras, especialmente a NR 6, que dispe sobre os Equipamentos de Segurana", explicou a professora Anacarla de Andrade.

Na parte terica, os estudantes aprenderam mais sobre a importncia da utilizao do equipamento de proteo individual (EPI) e de proteo coletiva, alm de outros temas relevantes para essa rea.