Programa de Iniciação Cientifica
A pesquisa em conjunto com o ensino e extensão forma os pilares do ensino superior. Ao contrário do que é comum pensar, o campo da pesquisa não é restrito aos mestres e doutores, sendo possível ao estudante vivenciar esse segmento através da iniciação científica, que tem como objetivo aproximar os discentes da área da pesquisa.
O que é Iniciação científica?
As bolsas e programas de iniciação científica possibilitam aos estudantes ingressarem em um grupo de pesquisa que se dedicam ao estudo e análise aprofundada de uma linha de pesquisa. Os alunos são orientados por professores mestres e doutores, que criam o projeto e solicitam da instituição a abertura de um processo para seleção de estudantes pesquisadores.
Ao longo do projeto, o discente tem contato com os métodos e procedimentos científicos para coleta de dados, análise das informações, formulação de hipóteses e desenvolvimento de uma teoria embasada cientificamente. Os trabalhos são realizados em conjunto com o orientador ou em equipes maiores, com outros estudantes e professores.
Além de ser uma oportunidade para turbinar o currículo ainda na graduação, a iniciação científica é importante para o estudante desenvolver a criatividade, aprender a trabalhar em grupo, e treinar a capacidade para formular problemas e encontrar soluções.
Como funciona a iniciação científica?
Os editais dos programas de iniciação científica podem ofertar bolsa auxílio, uma ajuda financeira aos estudantes-pesquisadores, ou disponibilizar a vaga na equipe de pesquisa para alunos voluntários.
Ao longo da iniciação científica o estudante pode realizar diferentes atividades, como pesquisa de biografia, coleta e análise de dados, escrever relatórios, entre outras, por isso é importante ter bastante planejamento para não interferir no decorrer da graduação.